janeiro 03, 2010

O MITO DE AMOR ENTRE EROS E PSIQUÊ

Lembro-me quando li a história de Eros e Psiquê
e fiquei apaixonada, li em um daqueles livrinhos
de histórias infantis quando tinha uns nove anos -não tenho certeza quanto à idade.

Um pouco da história:

O mito de Psiquê é narrado no livro O Asno de Ouro de Apuleio, que a cita como uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os homens deixavam de frequentar seus templos para adorar uma simples mortal.

A deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente. Mas, ao contrário do esperado, Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado acidentalmente por uma de suas próprias setas.
Com o próprio deus do Amor apaixonado por ela, suas setas não foram lançadas para ninguém. O tempo passava, Psiquê não gostara de ninguém, e nenhum de seus admiradores tornara-se seu pretendente.
________________
É a união do amor e da mente, pois "psiquê" significa mente em grego, como no prefixo e psicologia (psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo", ou seja, o estudo da mente).









     Pintura:   Psiquê sendo resgatada por Eros, William Bouguereau


Fonte: Wikipédia













6 comentários:

Rolando Palma disse...

Uma história linda...

Posso fazer-te uma sugestão?
SARAVASTI, o nome de uma deusa hindu. Se pesquisares... acho que gostarás também da história...

Beijos.
Rolando

Ryanny disse...

Muito obrigada pela sugestão, vou pesquisar!



Silvana, belo blog o seu!


Beijos, Ry.

Luiza Maciel Nogueira disse...

Alma e mente é um casamento transcendental! :)

Beijos

Se7e/5 disse...

Como bem se sabe, muito do que parece não é, não é verdade?

Pois é, por isso e seguindo os temas delicados que a situação exige, o se7e/5 pretende abordar o problema da maneira mais séria possível. Sei que não é fácil e, para dizer a verdade, reconheço que é uma tarefa fodida e até muito perigosa mas, como dizia o "outro", alguém tem de a fazer. Não pense caro/a amigo que aqui o se7e/5 não ponderou , apenas, num assomo de desejo, partiu para a conquista e só porque a menina blogosfera estava com as perninhas bem escancaradas resolveu F..-la. Não, apenas enfrentar a "coisa" de frente sem medo do bicho nem da bicha ou bichona. Os temas devem ser tratados de maneira séria e responsável e não podemos (conto com vocês) deixar que a loucura invada as mentes mais desprevenidas. Nossos amigos e, principalmente as amigas, essas boazonas,devem ser protegidas do bicho papão, esse cabeção que tenta por todos os meios enfiar-se em tudo que lhe cheira a buraquinho acidoso. Tal como o nosso querido amigo e muito estimado J.W.Bush muito bam disse, "quem não está por nós, está contra nós". Aqui o se7e/5 diz que a esse W só lhe faltava o C, e deviam era empacotá-lo por trás e a seco, mas como isso não vem a propósito, e para finalisar que se faz tarde, quero deixar bem claro que não estou com ninguém e eu próprio estou contra mim e só por isso concordo comigo e tudo farei para que vocês, meus prezados amigos leitores, assumam a mesma atitude e vice-versa.

Sandra Ribeiro disse...

Eu não conhecia essa história, vir aqui me fez saber de algo que eu não sabia e pude ver uma bela imagem!

Ryanny disse...

Luiza e Sandra, muito obriga...


Venham sempre.


Beijos,
Ry.